cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

NTB2B Melhores Práticas

Former Member
0 Kudos

Olá amigos,

 

Eu vejo várias recomendaçoes de Contribuintes SCN para o envio de NFe XML para os carregadores e clientes (NTB2B Cenário).

Henrique Pinto -> http://scn.sap.com/docs/DOC-1719

Denny Schreber -> http://scn.sap.com/docs/DOC-31451

Ricardo Viana -> http://wiki.scn.sap.com/wiki/pages/viewpage.action?pageId=315524420

Alguém pode me dizer a melhor prática atual? Qual é a preferência do SAP?

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

rhviana
Active Contributor
0 Kudos

Aaron bom dia,

Na minha opinião não teria melhores práticas e sim a solução mais aderente para cliente, no meu caso o cliente queria o e-mail + corpo de texto, porém, tem cliente que querem e-mail + corpo + pdf, outros que nem querem enviar por e-mail, e sim disponibilizar um webservice ou portal web para os Clientes fazerem download.

Acho que o ideal é estudar o melhor cenário para cliente, discutir e tals.

Quais você já implementou ?

Abracosss

Viana.

Former Member
0 Kudos

Muito obrigado Ricardo.

Me desculpe se este e-mail é confuso, eu só falam Inglês, por isso estou à mercê do Google;-)

Parece que o e-mail é a forma básica comum para a maioria das empresas brasileiras para compartilhar essa informação. Concordo que algumas empresas podem preferir serviço web ou arquivo de trocas baseadas.

Nós implementamos e-mail baseado no exemplo de Henrique a partir de 2009 que é a coisa mais próxima que eu posso encontrar a documentação do SAP. Temos um bug em certos casos, uma seqüência de caracteres XML adicional está sendo incluída em carga como CDATA mas PI está corrompendo esta informação. (http://scn.sap.com/thread/3425228)

As mensagens mais recentes que eu destaquei acima parecem melhorar a solução bem, mas se as coisas param de funcionar SAP vai nos ajudar? Tenho resistido usando um adaptador Java personalizado ou feijão módulo, porque eles são difíceis de depurar e manter (por causa do SAP PI tem má depuração e ferramentas de versão do código para programas Java externos).

O envio de comprovante de aprovação NFe para parceiros de negócios é exigido por lei (compliance statuatory).Eu acho que o produto SAP GRC 10 (que as nossas empresas têm comprado) precisa aprimoramento nesta área, com o e-mail como o método de entrega básico. Alguém concorda? Por favor, compartilhe sua experiência com o B2B NFe troca XML.

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Nao existe uma maneira "oficial".

O meu document é de 2009, com base no NFE 1.0 e PI 7.1.

De lá pra cá, já saiu o NFE 10, com outra estrutura de msgs, e o PI 7.3, 7.31, 7.4.

Infelizmente nao tive condicoes de continuar atualizando aquele document original.

P.ex., no NFE 10, para email de cliente, nem precisa mais de lookup, pois já vem no XML.

A SAP também nunca quis incluir esse processo no standard pois ele é específico de cliente para cliente.

Enfim, o que recomendo é ir pegando as contribuicoes mais recentes mesmo, pois a chance de elas estarem funcionando na versão de NFE/PI que você tem hoje é bem maior.


Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Obrigado pela sua resposta Henrique. Eu sei que o documento é antiga, mas foi o melhor que pude encontrar vindo do SAP ponto de vista.

Também acho que a SAP deve fornecer uma solução para NTB2B email entrega como um método padrão básico de entrega, pois é o mais comum, você não acha?

Estamos em GRC10 mas eu não vejo o e-mail dentro do XML, então eu acho que nós ainda precisamos da pesquisa. Você sabe uma maneira melhor?

rhviana
Active Contributor
0 Kudos

Aaron,

A sua necessidade é enviar o e-mail com o XML no corpo do e-mail ou como anexo ?

Não entendi a sua pergunta.

Se for enviar o e-mail sem anexo, com apenas o corpo do texto + o xml, tem como fazer via javamapping ou xslt, qual você achar mais tranquila.

Abraços.

Former Member
0 Kudos

Bom dia Henrique, não entendi essa parte de onde o e-mail já vem no xml, deve configurar alguma coisa no SAP?

no PI 7.31 eu acabei usando o lookup standard do PI + o xsd mail, tem algumas limitações , pois o nome do arquivo fica fixo e não tem como escrever no corpo do e-mail, mas usa tudo standard do PI sem java e udf, a principio atende o envio do xml.

abs

Former Member
0 Kudos

Oi Viana!

Eu acho que o mais comum é o e-mail com anexo XML. Isso é o que fazemos e já a maioria dos nossos fornecedores façam o mesmo. Minha pergunta a Henrique foi sobre o endereço de e-mail do parceiro. Ele pode ser enviado como parte do XML agora? Eu não vejo isso. Isto pode eliminar a pesquisa PI.

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Oi Wesley,

quis dizer apenas que o email do cliente já deveria ir no conteúdo do XML, pois é parte do layout 2.00 (e o NFE 10 já preenche automaticamente, se tiver no cadastro e/ou via BAdI do ERP).

Abs,

Henrique.

rhviana
Active Contributor
0 Kudos

Aaron,

A ta entendi cara, pensei outra coisa.

Esse campo existe atualmente no schema xml, porém, na minha visão precisa de um saneamento dos dados no SAP para que esse campo venha preenchido, lembrando que esse schema é para NF-e sendo enviada para SEFAZ.

Pois a interface de NTB2B só é disparada depois que conclui o processo no GRC, sendo assim  no B2B stantard poderia apenas prover o e-mail, porém, acredito que você ainda iria precisar de um module ou javamapping para anexar + texto + etc ou xslt

Acho dificil eliminar a pesquisa via PI dos dados no GRC ou SAP, posso estar viajando na idea.

Abs

Former Member
0 Kudos

Bom dia Aaron,

Dê uma olhada na Thread http://scn.sap.com/thread/3257778

Nela você tem outra forma de fazer o envio do XML ao cliente.

Porém o mais comum, ou pelo menos o que mais vejo, é usar o Rfc Lookup para buscar o endereço de email do destinatário.

Abraços,

João Cataldi

Answers (0)