cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

sanar uma dúvida: SAP B1 para multi empresas

Former Member
0 Kudos

Sou estudante e estou iniciando meus trabalhos com o B1, tenho muitas dúvidas. E a cada dia estão aparecendo mais.

Estou para prestar a prova de Certificação e pra completar estou "mega" nervosa, tenho a sensação que por mais que estudei parece que não sei nada.

E após ouvir a conversa de dois profissionais do ramo, surgiram mais dúvidas, que seriam as seguintes: Posso oferecer para uma empresa (no ramos de Transporte/Logistica) e  que possui mais de 20 filiais o SAP Business One. Sendo que o produto seria implantado em todas as filiais, também.

Nesse caso será que teremos algum tipo de problema, já que cada filial possui sua peculiaridades.

Peço que caso algum colega que saiba ou tenha passado por alguma experiência parecida possa me responder.

Agradeço antecipadamente a todos que puderem contribuir com o meu aprimoramento.

Atenciosamente,

Léia Cristina

Accepted Solutions (0)

Answers (3)

Answers (3)

Former Member

Saudações,

     Acredito que os amigos Leandro Martins e Fábio Bilicki já tenham sanado grande parte das suas dúvidas referente a maturidade da solução de multi-filiais dentro do SAP Business One e todos os seus pormenores.

     No mais, posso estar mencionando, que implementar/desenvolver um sistema para Transporte/Logística é sim perfeitamente possível, desde que seja bem arquitetado e se conheça bem o ramo que se pretende desenvolver o Addon - premissa básica para qualquer projeto. Lhe digo isso pois a empresa em que atualmente trabalho desenvolve um Addon para este ramo de negócios, e eu como um dos desenvolvedores do projeto afirmo que o Addon funciona nos dois cenários, com ou sem o multi-filial ativado.

Bem, caso queira maiores informações sobre o produto, basta acessar a página do produto, ou então, perguntar diretamente aqui.

GetOne Logistics

http://www.sistemainfo.com.br/conteudo.php?mnu=solucoes_logistics

Espero ter ajudado,

Paulo Henrique

fbio_bilicki
Active Contributor
0 Kudos

Boa tarde Léia,

Concordo plenamente com a ideia passada pelo Leandro, somente cuidado com alguns detalhes de transporte que não existe no SAP, e provavelmente você terá que pesquisar algum add'on que faça esse serviço.

Tenho experiência em implantação de um outro software em uma transportadora, e digo pra você o seguinte, o SAP não atenderá de imediato todas as necessidades.

Faça um levantamento sobre transportadoras, com certeza você encontrará algumas necessidades, como por exemplo:

1) Gerenciamento de Frota/ Transportadoras.

- Cadastros de veículos (carreta e cavalo).

- Manutenções preventivas e corretivas.

- Controle de pneus,

- Controle de troca de óleo e filtros.

- Controle de pagamento de seguros da frota, ipva, etc

- Controle de viagens e agendamentos

- Médias de km rodado por cliente, veículo, etc...

- Custo por km rodado (custo do frete).

- Tabela de preço configurável, calculando preço frete por valor e peso (simples, fracionado).

- Controle total de despesas da viagem (seguro, pedágio, adiantamentos para motoristas, etc).

- EMISSÃO DO CT-e

- Averbação eletrônica.

- Suporte EDI - Troca eletrônica de arquivo (Eletronic Data Interchange)

    Opera em vários padrões, inclusive o mais utilizado PROCEDA

    Recepção do arquivo NOTFIS (arquivos de notas fiscais)

    Transmissão do CONEMB (arquivo de conhecimentos embarcados)

    Transmissão do OCOREN (arquivo de ocorrências de cada conhecimento)

    Transmissão do DOCCOB (arquivo de faturas para o cliente)

- Controle de coletas.

- Mapa com roteiro de entregas e coletas.

- Carta Frete

- Romaneio de distribuição

- FISCAL

-- Averbação de carga - Porto Seguro, AT&M, Mapfre, Apisul, Sulina, etc.

-- Fronteira Rápida SEFAZ

2) Se tiver abastecimento próprio

- Controle de bombas e combustíveis.

- Emissão de livros de LMC (Livro de movimentação de combustível.

Além do mais, o SAP Matriz x Filial funcionará somente dentro de um mesmo servidor (até onde sei, não sei se mudou algo na versão 9), então todas as 20 filiais terão que ter um acesso a um único servidor ou datacenter, e infelizmente, dependendo da transportadora (e eu já vi isso em transportadoras grandes), funciona dentro de postos de gasolina na estrada, com um computador P4 e uma Epson LX300 só pra emitir os conhecimentos, talvez nem tenha internet no local, ou se tiver, é de péssima qualidade, como fará a conexão do SAP nessas condições!

Espero ter esclarecido mais ainda sua dúvida.

Abraço

Fabio

SAP 8.82 PL13

Former Member
0 Kudos

Oi Fábio!

Respondendo às suas perguntas:

A - Respondendo ao seu item 1, é totalmente possível um desenvolvimento de um AddOn para realizar estas atividades. E inclusive já acompanhei o mapeamento de requisitos de um AddOn semelhante, só que para controle de frotas de locadoras;

B - Respondendo ao seu item 2, também pode ser realizado, porém com algum aplicativo fiscal associado ao funcionamento do SAP Business One. Geralmente alguns softwares fiscais trazem este processo agregado e estas informações fiscais poderiam ser geradas através da integração com estas funcionalidades;

C - Respondendo ao ponto final, quanto à questão de acesso, já existe a versão SAP Cloud, em que o usuário acessa via navegador a base de dados do SAP, centralizando os bancos de dados em um único data center e também aumentando a acessibilidade às informações. Agora, quanto a problemas de internet, fugiu da minha alçada!

Mas seus pontos ressaltados foram bastante pertinentes.

Leandro Martins

Consultor de Processos SAP Business One

Former Member
0 Kudos

Olá Leia!

O SAP Business One funciona perfeitamente no processo de Multifilial, que foi agregada ao core do produto na versão 8.82.

No processo de multifilial do SAP Business One pode-se criar uma única base de dados agregando todas as filiais existentes de uma empresa e toda a sua movimentação logística, financeira, fiscal e de negócios. Através da opção de multifilial pode-se realizar as seguintes implementações:

1) Unificar todas as empresas classificadas fiscalmente como filiais, unificando a movimentação logística, financeira, fiscal e de negócios de toda a companhia;

2) Obter relatórios de inventário por filial ou de toda a companhia, ou seja todo o estoque da empresa passa a estar gerenciado diretamente em um único local, obtendo visão consolidada de estoque e obtendo também vantagem em gestão de inventário e consultas rápidas por produtos disponíveis ou indisponíveis (por exemplo, em uma determinada filial eu possuo estoque parado de uma determinada mercadoria em que a matriz ou outra filial está precisando, sendo necessário, no lugar de realizar uma nova compra, transferir estoque disponível de uma filial para outra);

3) Obter informações financeiras consolidadas de toda a companhia em um único local (por exemplo, todas as informações financeiras operacionais como contas a pagar, contas a receber e todas as informações financeiras gerenciais como o fluxo de caixa, podem ser consolidados em um único relatório) gerando uma visão financeira não só das filiais, mas também de toda a companhia;

4) Obter integração fiscal e contábil das informações de cada filial em um único banco de dados, facilitando assim uma possível implementação de processos fiscais que envolvem obrigações acessórias integradas e também disponibilizando relatórios que irão exibir os relatórios financeiros (balanço, balancete e DRE) de cada filial e também consolidados de toda a companhia;

Há outros inúmeros benefícios com a utilização do processo multifilial que podem ser consultados nos materiais do SAP Business One.

Quanto a questões de peculiaridades dos processos, creio que talvez não sejam tão impactantes, pois o modelo de negócio seria o mesmo (transportadora) sendo que o que mudaria de filial para filial seriam os processos fiscais de cada localidade.

Inclusive, a implementação do SAP Business One gera um momento perfeito para padronizar todos os processos de negócios das filiais, obtendo assim um processo padronizado e com um maior controle das unidades e da empresa inteira.

Me disponibilizo para maiores informações, caso necessário.

Por favor, se sanadas as suas dúvidas, marque a questão como respondida.

Leandro Martins

Consultor de Processos SAP Business One