cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

SAP GRC NFe 10.0 - Erro com notificação de Email Aceite/Rejeição

Former Member
0 Kudos

Pessoal, boa tarde!

Estamos com problemas na etapa de notificação de e-mail (aceite/rejeição) que é enviado ao fornecedor no processo de automação das notas fiscais de entrada.

Fizemos as seguintes configurações no SAP GRC:

* Atualização Parâmetros comunicação para números ID Fiscal Parceiro

* Atualizar Parâmetros e-mail remetente para números Próprios ID Fiscal

Li em outra thread (http://scn.sap.com/thread/3227132) para verificar a configuração de serviço de e-mail, via transações SCOT e SOST.

Com isso, observei através da SCOT que todos os envios estavam com status de erro.

Por gentileza, alguém saberia informar como crio essa configuração de serviço de e-mail no SAP GRC?

Atenciosamente,

Juliana

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

Former Member
0 Kudos

Oi Juliana

Você pode dizer/descrever qual o erro que aparece na SOST?

Na SCOT você deve ter um nó SMTP em um tipo de endereço de internet conforme abaixo:

Para maiores informações sobre configuração, etc use o link abaixo.

http://help.sap.com/saphelp_nw70ehp1/helpdata/en/48/baabdaca960611e10000000a42189b/frameset.htm

Abraço

Eduardo Chagas

Former Member
0 Kudos

Olá Eduardo, boa tarde!

Primeiro, muito obrigada pelas informações.

E em seguida, gostaria de lhe informar que o cliente ainda não liberou meu acesso para a transação SOST. Assim, que tiver esse acesso lhe mando o print da tela.

Por enquanto, posso lhe adiantar que na SCOT não existe um nó determinado na SMTP. Farei essa correção e em seguida testarei novamente para verificar se o problema com a notificação fora resolvido.

Novamente, muito obrigada pela ajuda!

Abs.

Juliana

former_member182503
Active Contributor
0 Kudos

Olá Juliana,

estava fazendo esses testes hoje e notei que no meu ambiente faltava a configuração do Default Domain, o que acabava gerando erros no envio.

Confira na SCOT -> Settings -> Default Domain se consta o domínio da sua empresa, ex, suaempresa.com

[]'s

JN

Former Member
0 Kudos

Bom dia!

Jose Nunes, muito obrigada pelas informações!

Verifiquei no ambiente SAP GRC do cliente que estou trabalhando e consta essa configuração do Default Domain, conforme sua informação.

Segui a orientação do Eduardo, e criei um nó na SMTP, com isso o status do envio ficou concluído. Porém, ainda não recebi na minha caixa de e-mail essa notificação.

Agradeço a ajuda!

Abs.

Juliana

former_member182503
Active Contributor
0 Kudos

Juliana,

veja se na transação SOST os seus e-mails aparecem e com qual status eles estão.

As vezes o job que envia o e-mail não foi configurado e os emails estão aguardando para serem enviados. Você pode fazer isso manualmente pela SOST -> Utilities -> Start Send Process

[]'s

JN

Former Member
0 Kudos

Jose Nunes, liberam meu acesso a SOST.

E vi que nessa transação os envios estão com status de concluído (sinal verde). Mas ainda não recebi nenhum e-mail com as informações de aceite dessas nfe.

Tentei reporcessar a mensagem, conforme sua orientação e recebi o e-mail do Administrador informando como se fosse um relatório de status das ordens enviadas. Mas, nesse e-mail não tinha o texto padrão que cadastrei via SO10.

Por favor, sabe dizer se existe mais alguma configuração que devemos fazer para conseguir receber a notificação de aceite?

Você mencionou anteriormente sobre a configuração do job. Sabe como devo fazer essa configuração?

Desde já muito obrigada pela ajuda!

Abs.

Juliana

Former Member
0 Kudos

Oi Juliana

Certifique-se que o endereço de envio e do destinatário estão corretos. É válido somente um endereço de email tanto de envio como de destino.

Abraço

Eduardo Chagas

Former Member
0 Kudos

você pode colocar a imagem do log? Você chegou a visualizar o documento? Digo, selecionou o registro e clicou no botão Mostrar Documento (óculos)?

Abraço

Eduardo Chagas

Former Member
0 Kudos

Olá Eduardo,

eu conferi os endereços de e-mail... e estão corretos.

Segue abaixo as respostas, com relação ao seu último post:

  • você pode colocar a imagem do log? Não, tentei selecionar a opção de imagem, mas não permitiu.

  • você chegou a visualizar o documento? Digo, selecionou o registro e clicou no botão Mostrar Documento (óculos)? Sim, exibi o conteúdo do documento, as características, a lista de destinatários e principalmente o detalhe da mensagem, ao clicar na própria mensagem (73).

E o texto de status é: mensagem enviada para xx@empresa.com (meu endereço de e-mail).

Vou tentar anexar o documento que criei, caso consigam visualizar para me ajudar... ótimo!!

E mais uma vez... obrigada pela ajuda!

Abraço

Juliana

former_member182503
Active Contributor
0 Kudos

Juliana,

O usuário FORFAVIL, que aparentemente é o usuário que está disparando o email, está com o email configurado na SU01 p/ jusantos[at]stefanini[dot]com?

Se não me engano alguns servidores de email só permitem que seja enviado email por alguém que faz parte dos domínios cadastrados. Exemplo: você tenta mandar um email com o remetente=jusantos[at]stefanini[dot]com para um servidor que possui apenas o domínio sap[dot]com cadastrado. Não vai funcionar... agora, se você enviar o email com o remetente jusantos[at]sap[dot]com, vai funcionar, pois o domínio do remetente bate com o domínio aceito pelo mail server.

Já tive esse tipo de problema em alguns clientes, inclusive com clientes que o mail server conectado ao SAP só enviava email p/ destinatários dentro do mesmo domínio (o que impedia enviar email p/ pessoas fora da empresa).

Você pode testar isso mais facilmente pela SCOT -> Utilities -> Send Test Mail, onde você escolhe quem vai receber o email. O sender sempre será o email do usuário que está rodando a SCOT (definido na SU01).

[]'s

JN

Former Member
0 Kudos

Boa tarde!

Nunes, na SU01 não está o meu endereço de e-mail cadastrado para o usuário FORFAVIL.

E essas informações que você me passou, acabou gerando mais dúvidas...rsrs. Pois, os endereços de e-mail dos fornecedores cadastrados na SPRO do SAP GRC não serão cadastrados na SU01 do usuário que disparará o e-mail com a notificação de aceite/ rejeição.

Sendo assim, como o mail server conectado ao SAP poderá enviar e-mail para destinatários que não estejam dentro do mesmo domínio? Ou seja, como enviar e-mail para pessoas (no caso, os fornecedores) que estão fora da empresa?

E tentei verificar na SCOT o caminho que passou, mas não achei. Segue anexo o print da tela com as opções existentes na SCOT --> Utilities.

Obrigada pela ajuda!

Abs.

Juliana

Former Member
0 Kudos

Oi Juliana.

O Jose Nunes se refere ao email usado para o envio. Na verdade, para o envio de notificação o sistema não usa o email da SU01 e sim o email encontrado na seguinte tarefa do SPRO:

SPRO / IMG / Nota Fiscal Eletronica / Comunicação para parceiro de negócios / Atualizar parâm.remetente de e-mail p/nos próprios identificação fiscal.

E, o que ele quer dizer é... pode ser que o servidor de email usado esteja bloqueado pra fazer o envio de outro dominio. Ex. Você está tentando enviar como fulano@consultoria.com.br e o dominio é cliente.com.br.

Certifique-se que as definições do seu servidor de email estão corretas.

Abraço

Eduardo Chagas

Former Member
0 Kudos

Oi Eduardo, obrigada pelos esclarecimentos.

Agora entendi..rsrs.

E se puder me orientar como faço as validações necessárias no servidor de email, agradeço.

Porque, até alguns dias atrás desconhecia essas transações SCOT e SOST. Por isso, não sei exatamente quais definições tenho que validar.

Quando o JN pediu pra verificar o domínio, vi que existe como default empresa.com.br. O job que está configurado tem a usuário da empresa, ou seja, fulano@empresa.com.br e o endereço que está para ser enviado as ordens de notificação é fulano@consultoria.com.

No detalhe das ordens de envio (SOST -- opção óculos), informa que a ordem foi enviada para o endereço de e-mail fulano@consultoria.com, que no caso é o meu email. Mas, não recebi nenhum email. E além desse problema de não receber a notificação, percebi que o texto no conteúdo do documento não está preenchido corretamente.

Mais uma vez... obrigada pela ajuda!

Abraços,

Juliana

Former Member
0 Kudos

Boa tarde!

Eduardo e JN... muito obrigada pela ajuda!

Seguimos suas orientações e conseguimos resolver o problema com a notificação de aceite.

O erro acontecia porque na configuração "Atualizar parâm.remetente de e-mail p/nos próprios identificação fiscal" o domínio estava diferente do domínio default da transação SCOT.

Ou seja, o domínio do destinatário foi configurado para empresa.com.br assim como o domínio que existia na configuração do servidor de e-mail.

Mais uma vez obrigada pela ajuda!

O único problema que falta corrigir agora é a notificação de rejeição. Por favor, sabem quais as configurações que devemos seguir?

Abs.

Juliana

former_member182503
Active Contributor
0 Kudos

Juliana,

fico feliz que o problema era algo tão simples.

Quanto às configurações de notificação de rejeição, dê uma olhada no link abaixo:

http://help.sap.com/saphelp_nfe10/helpdata/en/e1/9abb320ed7440dbefde7fe9d9747f4/content.htm?frameset...

Creio que parte desta configuração você já fez. Fora isso, não vejo mais motivos para esta thread continuar como não respondida. Caso tenha novos problemas, favor criar uma thread nova, para direcionarmos melhor as respostas.

[]'s

JN

Former Member
0 Kudos

Bom dia!

Ok, JN... e muito obrigada pela ajuda!!!

Abs.

Juliana

Answers (0)