Skip to Content
author's profile photo Former Member
Former Member

Impostos Retidos - Automatização

Olá Pessoal, estou com uma demanda, gostaria de compartilhar com vocês e saber se já atuaram no cenário.

Cenário:

Temos prestadores de serviço que nos prestam vários tipos de serviço, e em vários casos, cada serviço tem uma tributação diferente para os impostos retidos, sendo assim, na execução da MIRO, antes do lançamento, existe a necessidade de ficar modificando as informações de impostos retidos no cadastro do fornecedor ou ainda na aba Imp.ret.fonte da MIRO, tirar a retenção que não deve ocorrer. Todas as retenções ocorrem na fatura.

Um detalhe, não escrituramos a Nota Fiscal, ou seja, não temos a necessidade na execução da MIRO de informar alguma categoria de Nota Fiscal, só geramos a fatura (contas a pagar).

Necessidade:

A área fiscal gostaria que houvesse a automatização para a determinação dos impostos retidos inerentes ao serviço que foi prestado, ou seja, com base no fornecedor e serviço prestado ocorresse a determinação automática do que deverá ser retido no lançamento da MIRO, objetivando com isso eliminar a manutenção manual dos impostos retidos no cadastro do fornecedor.

Nota: Os pedidos de compra são administrados por materiais tipo DIEN, não utilizam Mestre de Serviços. E reforçando, não escrituram a NF, na execução da MIRO, não tem a necessidade de informar alguma categoria de NF. Em decorrência disso, creio não ser viável / possível a utilização das regras de exceção na J1BTAX.

Alguém atuou em necessidade semelhante? Conseguiram resolver com funcionalidades SAP standard? Alguma dica?

Desde já grato. Rafael Aires

Add a comment
10|10000 characters needed characters exceeded

Assigned Tags

Related questions

3 Answers

  • Best Answer
    author's profile photo Former Member
    Former Member
    Posted on May 22, 2013 at 12:37 PM

    Oi Rafael

    Via standard (configuração) não tem como você tratar essa situação de hora tem e hora não tem. O que você pode fazer é tratar via Exit/BadI da MIRO. Aqui como temos o NF-e automação tratamos no método IF_EX_MRM_WT_SPLIT_UPDATE~WHTAX_SPLIT_UPDATE

    Abraço

    Eduardo Chagas

    Add a comment
    10|10000 characters needed characters exceeded

  • author's profile photo Former Member
    Former Member
    Posted on May 22, 2013 at 02:54 PM

    Olá Eduardo, muito obrigado pelo retorno!

    Abraço, Rafael Aires

    Add a comment
    10|10000 characters needed characters exceeded

  • author's profile photo Former Member
    Former Member
    Posted on Nov 03, 2014 at 01:36 PM

    Olá Rafael,

    Estou efetuando uma implementação parecida com a sua, você conseguiu efetuar a retenção do imposto no lançamento da fatura(MIRO)?

    Obrigado.

    Abs.

    Luis

    Add a comment
    10|10000 characters needed characters exceeded

    • Former Member

      Oi Luis, bom dia.

      Hoje que entrei por acaso no post e vi seu questionamento, desculpa a demora. Então, no cliente que eu estava atuando não houve o avanço para o cenário.

      Conseguiram tratar a necessidade?

      Abs

Before answering

You should only submit an answer when you are proposing a solution to the poster's problem. If you want the poster to clarify the question or provide more information, please leave a comment instead, requesting additional details. When answering, please include specifics, such as step-by-step instructions, context for the solution, and links to useful resources. Also, please make sure that you answer complies with our Rules of Engagement.
You must be Logged in to submit an answer.

Up to 10 attachments (including images) can be used with a maximum of 1.0 MB each and 10.5 MB total.